Você sabe o que é Stand Up Paddle (SUP)? Esse esporte é um primo do surf, caracterizado pelo praticante ter que ficar em pé sob uma prancha na água, enquanto usa remos para se mover. Por mais que pareça uma atividade calma, esse esporte exige bastante equilíbrio, tendo como resultado de sua prática a melhora da concentração e coordenação motora, além do desenvolvimento muscular e, claro, o lazer.

Onde praticar

Qualquer pessoa pode praticar, a depender do nível de intensidade. Em casos de crianças e idosos é preciso ter o acompanhamento de alguém responsável. A forma considerada mais fácil de praticar é remar em cima da prancha em um lugar de águas calmas, como lagos, lagoas e açudes. Para aqueles mais experientes, o SUP pode ser feito em rios e até mesmo no mar com algumas ondas.

Prática de Stand Up Paddle em açude (Foto: Reprodução/ Terra na Veia)

Aliado ao equilíbrio

Muita gente gosta de praticar o SUP pelo equilíbrio ser o grande desafio deste esporte.  Ficar em pé em cima de uma prancha que se move de acordo com a água e com os movimentos do nosso corpo exige um alto nível de concentração para não cair na água.

Com a prática, esse desafio vai se tornando um estímulo para o corpo. Não se engane, mesmo que você consiga ficar em pé de forma mais equilibrada na prancha, o seu corpo continua trabalhando para manter esse equilíbrio. Dessa forma, o SUP acaba se tornando um ótimo esporte para pessoas de mais idade também, que acabam perdendo o equilíbrio com o tempo.

Trabalha os músculos

Você não leu errado, esse esporte que exige equilíbrio ao invés de força, pois consegue trabalhar quase todos os músculos do nosso corpo na busca pelo equilíbrio de se manter em pé em cima da prancha.

Stand Up Paddle auxilia no emagrecimento

Você sabia que é possível queimar até 400 calorias em uma hora de stand up? Isso mesmo! Dessa forma, o exercício é indicado para quem busca eliminar aqueles quilos indesejados. Ao ser associado a uma dieta saudável, o exercício se torna um grande aliado da saúde do corpo.

Melhora dores

O Stand Up Paddle não provoca grandes impactos, como exercícios que exigem mais força, dessa forma não provoca lesões nem outros tipo de traumas que outras atividades físicas podem causar. O esporte ajuda na redução da pressão sobre as articulações, podendo amenizar dores em locais como costas e joelhos, por exemplo.

Calmante natural

Além dos benefícios físicos que citamos acima, uma grande vantagem de praticar SUP é reduzir os níveis de estresse. A prática auxilia na liberação de endorfinas, os hormônio do bem-estar, aumentando a sensação de relaxamento. Além disso, estudos apontam que estar rodeado por água pode potencializar no relaxamento ocasionado pelo esporte. 

No Terra na Veia, a prática do Stand Up Paddle é feita com pranchas profissionais em nosso açude, cercado por natureza de todos os lados! Não deixe de nos seguir nas redes sociais.

Facebook

Instagram