Você que pedala no asfalto, já experimentou pedalar em trilhas de mountain bike? Sabemos que quem está habituado a uma pista lisinha, sem obstáculos pode ser bem confortável, mas já imaginou superar seus limites pedalando em terra, pedras, curvas inclinadas e tudo isso cercado de natureza, sem carros e buzinas, só você e a natureza? Que tal dar uma variada? Veja algumas razões que podem te motivar a variar seu pedal entre asfalto e trilhas de mountain bike..

É melhor para treinar o giro

Quando o ciclista de asfalto migra para o MTB a primeira coisa a saber é o giro. Isso porque, ao trabalhar o movimento que muda de forma rápida no off-road, ele  te ajudará quando for voltar para a estrada, terreno este que mantém um movimento mais constante, sem os disparos do off-road.

Ganho de força no mountain bike

O terreno acidentado, podendo ser de terra batida, com raízes expostas ou pedregoso, te ajudará na força bruta, isso porque subir nestas condições requer explosão de força para superar determinados momentos da subida ou mesmo de um obstáculo.

Aprender a cair para levantar 

As quedas, desde quando éramos crianças em nossas primeiras pedaladas eram uma realidade é algo normal. Porém, depois de adultos, ficamos mais receosos. No mountain bike cair é algo comum.

Quando se “aprende” a cair você se torna mais ágil em retirar a sapatilha do pedal para que possa amortecer a queda. Também o movimento de “rolagem” é importante. Ao invés de parar o corpo imediatamente, aprender a amortecer a queda com os braços e fazer um movimento de rotação com o corpo, pode evitar algumas fraturas ou arranhões mais profundos.

Melhora a técnica de pedalar

As single tracks, trilhas fechadas em que só é possível passar uma bike por vez, tem vários obstáculos, entre eles as raízes das árvores e diversas pedras de vários tamanhos para você desviar e até mesmo pular. Mas no que isso vai melhorar a minha técnica?

Na sua consciência corporal em cima da bike, pois te ensinará a cadenciar, de acordo com o solo, culminando em adquirir mais confiança com a bike, lembrando de aliar força e um bom giro.

Se permita conhecer o novo

As trilhas de mountain bike vão ensinar a quem pedala no asfalto que a questão da velocidade não é a chave, mas sim controle de tudo.

Quando se está acostumado apenas com provas e tempo, o ciclista foca apenas no  relógio para saber que fez somente 20km e já passou mais de uma hora. 

Pedalar em trilhas vai te fazer trabalhar a mente, auxiliando a ter controle sobre a ansiedade e te fazendo valorizar cada obstáculo que você conseguirá passar. Mas é preciso ter consciência e humildade de saber que ali você é um principiante, sabendo que a prática leva a perfeição, então treine para melhorar cada vez mais!

Sim existirão as diferenças do solo e da forma como se pedala, o MTB é uma forma de conhecer novos lugares, se aventurar e ganhar em habilidade e preparo físico. Explore novos caminhos nas trilhas de mountain bike!

No Terra na Veia possuímos passeio guiado, ideal para quem quer começar a pedalar nas trilhas de mountain bike e precisa de uma orientação inicial!

Fale conosco!