Para quem pratica mountain bike há algum tempo tem consciência da intensidade do esporte, para quem ainda não pratica, mas tem vontade, é bom estar atento. Dessa forma, é de suma importância saber quais os equipamentos básicos para pedalar no MTB e que serão aliados na melhoria da sua prática, sendo alguns indispensáveis para manter a segurança do ciclista.

Use o capacete

O item mais básico e indispensável. Um bom capacete para quem pratica MTB evita de em algum momento de queda não bater a cabeça, evitando cortes, contusões e lesões mais graves.

Para quem acha que capacete para pedalar são todos iguais se engana, Os capacetes para mountain bike levam em sua composição  o poliestireno, material leve e muito resistente. 

Tendência de mercado agora, são os capacetes com uma proteção maior atrás, descendo até quase o final da nuca.

Não esqueça dos óculos

Mountain bike é um esporte cheio de obstáculos como bem sabemos entre eles, terra, lama, poeira, galhos, insetos até e, certamente, você não vai querer nada disso nos seus olhos.

Sempre quando for praticar use um óculos específico para a sua modalidade de MTB. Eles são vendidos em lojas especializadas e suas lentes geralmente não são escuras, normalmente transparente ou em tom âmbar

Luvas de proteção

Por ser um esporte de intensidade corporal, o suor é inevitável e, para que você mantenha sua bicicleta controlada você precisa estar com as mãos firmes.

Uma boa luva própria para o MTB evita que o suor das mãos e punhos atrapalhe sua condução do guidão, bem como evita o surgimento de bolhas ou machucados devido ao constante atrito. E, em caso de quedas, podem te salvar de uma ”boa” raladura.

Camisa de mountain bike

Embora não seja um item considerado indispensável a camisa tem lá suas vantagens. Isso porque existem camisas próprias para a prática de Mountain Bike, elas costumam ser confeccionadas com tecido de alta absorção e transpiração, o que evita aquele suor escorrendo no corpo,sabe?

Também possuem zíper para aumentar a circulação de ar na região de tórax e abdômen, além dos bolsos na parte de trás que podem levar remédios, lanches, etc.

Bermuda ajuda também

A bermuda também é produzida com tecidos especiais, como o coolmax. Mas por que usar uma bermuda de MTB?

Pela sua elasticidade, pois ela se ajusta ao corpo, evitando assim acidentes em terrenos íngremes, caso sua roupa fique presa ao selim ou algo semelhante.

Outro ponto importante de ser citado é que essas bermudas possuem acolchoamento na região que fica em contato com o assento, prevenindo dores.

Use sapatilha própria

Você sabia que existem sapatilhas específicas de MTB? São um tipo de calçado que conta com clips para serem fixados nos pedais da bicicleta.

A vantagem é que a sapatilha garante mais estabilidade ao ciclista, tendo em vista que seu pé só é separado do pedal com movimentos específicos, em suma, as sapatilhas melhoram o desempenho, porém é preciso saber como usar.

Uma boa dica para quem esta começando a usar é colocar um pouco de óleo nos taquinhos(peça metálica que clipa no pedal) para facilitar a soltura para os iniciantes

Alguns outros equipamentos para a prática de MTB são:

Ciclocomputadores;

Caramanholas ou garrafinhas;

Bomba de ar;

Kit remendo;

Ferramentas;

E primeiros-socorros.

Anti alérgico

Se você gostou deste conteúdo, não esqueça de deixar seu comentário!