Nunca é tarde para aprender a pedalar de mountain bike, não é mesmo? Vamos te dar algumas dicas incríveis para você iniciar a sua jornada nesse esporte que a cada dia ganha novos adeptos pelo seu caráter aventureiro e libertador.

Crie contato com a natureza

Imagina que incrível você pedalar por trilhas e cruzar rios, por exemplo. A natureza vai ser contemplada por você de maneira inesquecível.

Está imaginando que só profissionais da bike conseguem fazer tudo isso? Imaginou errado! Qualquer pessoa pode pedalar no mountain bike!

Você vai vencer todos os obstáculos caso consiga se soltar. Deixe o corpo leve em cima da bike, saia do selim e deixe as pernas agirem como se fossem amortecedores. Para a bike continuar avançando, mantenha a velocidade.

Uma vez que você aprende a pedalar, você não vai querer mais parar!

Aprenda a manter o equilíbrio

Incline o seu corpo para frente ao subir na bike e em seguida para manter a tração, deixe o centro da gravidade sob a roda traseira. Quando a trilha descer, faça o movimento contrário. Mas como assim? É só deslocar o seu corpo para trás do selim, sob a roda traseira.

Como dissemos anteriormente, mantenha o seu corpo leve e solto. Não precisa pressionar e segurar com muita força a bike. Lembre-se que para manter o equilíbrio, é preciso manter a calma e curtir o momento como uma forma de lazer.

Saiba como usar a bike 

Como sabemos, a mountain bike é um tipo de bicicleta que leva o mesmo nome do esporte, sendo diferente da bike convencional. Ao pedalar nela durante as trilhas, não têm necessidade de frear com força, os freios de mountain bike podem ser acionados com um ou dois dedos.

Caso você entre em um curva muito fechada, não use o freio dianteiro, se fizer isso vai acabar caindo no chão. Não queremos que ninguém se machuque, então cuidado! Quando houver uma curva fechada, use o freio traseiro, você pode até dar uma pequena derrapada, mas não irá cair da bike.

Aprender a usar o câmbio também é fundamental. Mantenha o ritmo na bike trocando de forma correta as marchas. Lembre-se também da suspensão! Para não perder a velocidade, você deve travá-las nas subidas e nas retas. Com a prática, você vai pegar o jeito e logo vai pedalar por trilhas maravilhosas!

Domine a sua bike e você irá longe!

Tente mirar os obstáculos mesmo de longe! Endireite a cabeça, mantenha o corpo reto e vise o mais longe que for para poder guiar a sua bike onde os seus olhos estão observando. Por questões de segurança, tenha um capacete nas suas viagens de mountain bike.

Evitar passar por apertos também é preciso. Aprenda a trocar um pneu ou consertar uma corrente, nunca se sabe o que pode acontecer no caminho e é bom estar preparado. Leve na mochila uma bombinha para encher o pneu, ferramentas e claro, água e comida! Antes e depois da trilha você deve se hidratar e comer um lanche para repor as energias.

Pedalar não é difícil, só requer prática, vontade e um acompanhamento profissional se for o caso.

Mountain Bike, além de ser uma prática esportiva, deve ser encarada como uma forma de você ter um relacionamento mais profundo com a natureza! Encare com paixão esse desafio e não se arrependerá de conhecer novas paisagens!

Curtiu este conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!