Um dos esportes que proporciona uma das melhores sensações que alguém pode praticar é o ciclismo. O vento batendo no rosto, as paisagens pelo caminho, a conexão com a bike e o equilíbrio torna-se algo que vai além de uma simples atividade física. Poder praticar esse esporte em contato com a natureza, como nas trilhas de mountain bike do Terra na Veia, torna-se uma experiência ainda mais prazerosa. Pensando nisso, separamos cinco benefícios que você terá ao tirar a bike da garagem, comprar uma nova ou até mesmo aprender a pedalar, caso ainda não saiba! 

Músculos fortes 

Embora seja uma prática aeróbica, o ciclismo é um ótimo exercício para fortalecer os músculos, isso porque o movimento e a força para pedalar trabalha os membros inferiores de forma completa, como pernas, panturrilhas, coxas e glúteos, deixando esses músculos tonificados e evitando uma série de lesões na prática de outras atividades físicas. No mountain bike, por exemplo, é possível ter um aproveitamento ainda maior devido às variações de peso da marcha e demais obstáculos que exigem mais força do ciclista. 

Xô estresse!

Como falamos no início deste artigo, o ciclismo permite uma ótima sensação como nenhum outro esporte. Além disso, pedalar é uma atividade social, afinal, nada melhor que fazer aquele pedal com amigos, não é mesmo? Existem ainda grupos de ciclistas que se reúnem semanalmente para pedalar em turma. Além disso, pedalar libera endorfina, uma substância que é responsável por nos dar uma sensação de bem estar. Os níveis de estresse e ansiedade diminuem com a prática regular. 

Ciclismo deixa o corpo saudável 

O ciclismo é um ótimo aliado da nossa saúde como um todo, isso porque pedalar por pelo menos 30 minutos diariamente ajuda o organismo a diminuir os níveis de glicemia, auxiliando, por exemplo, no controle do diabetes. Pedalar pode ajudar também a perder gordura e reduzir o colesterol além de ser um grande aliado na perda de peso. 

Respirando melhor 

Com a prática do pedal, é possível criar condicionamento físico e conseguir melhorar também a respiração, fortalecendo os pulmões, o que ajuda no bombeamento do sangue para o corpo, regulando o fluxo sanguíneo e regulando a circulação. 

Equilíbrio e relaxamento 

Para manter-se na bike é preciso além de saber pedalar, manter um equilíbrio constante. Esse aprendizado você consegue levar para outras atividades físicas e para a mente, ajudando deixar as emoções equilibradas e na coordenação motora.  

Não esqueça de usar equipamentos próprio para pedalar, como capacete e roupas leves, além de fazer manutenções regulares na bike. Se sua bike está encostada a muito tempo, leve para uma revisão antes de sair para pedalar. Ciclismo é tudo de bom!

Curtiu o conteúdo? Não esqueça de deixar sua mensagem nos comentários!