Pneus para Mountain Bike

Pneu Tioga Factory para DH

As marcas de pneus possuem uma grande variedade de opções a serem utilizadas pelo ciclista. Mas e aí, como escolher o pneu que seja mais compatível com o terreno que você normalmente usa?

A lógica da escolha de um pneu é: quanto a maior área de contato com o solo maior vai ser minha aderência. Entretanto isso não funciona no MTB, pois pedalamos em terrenos de terra. Pode ser areia, barro, com cascalho, molhado ou seco, mas sempre superfícies irregulares.

Isso traz a necessidade de pneus biscoitados que irão agarrar mais no solo do que um pneu completamente liso, pois a pressão exercida por um pneu biscoitado no contato com o solo será sempre maior do que a de um pneu liso devido a menor área de contato com solo.

Essa maior pressão faz com que o biscoito possa “cavar” a superfície do terreno e consiga aderência para sua bike.

Pneu para MTB

Pneu para MTB Cross-Coutry

Agora cada desenho de pneu terá uma maior utilidade para um determinado tipo de solo. Por exemplo um pneu com com poucos biscoitos pequenos é muito bom para terrenos duros, pistas de barros, mas já não será tão eficiente para uma trilha com lama. Nesse tipo de terreno, melhor seria um pneu com biscoitos altos, que cravassem na trilha e possibilitassem uma maior tração.

Essa maior tração tem um preço. Esse pneu terá uma maior resistência a rodagem, diminuindo as velocidades obtidas nas retas.

Pneu para MTB Aro 29" em Kevlar (o arame do pneu é substituído pelo Kevlar, tornando-o mais leve e dobrável) - Onde podemos identificar no lado superior esquerdo as medidas 29" x 2.0, que significam respectivamente o diâmetro do pneu x largura do pneu

 

Outra questão diferente no MTB é a lógica de um pneu muito duro aumentar a eficiência da rodagem; no pneu traseiro nem sempre será verdade, pois quanto mais cheio menor a aderência e você pode começar a perder eficiência por falta de tração.

Voltando ao desenho dos pneus lembrar que existem pneus só para a roda da frente outros só para a de trás e uns que servem tanto para frente quanto para trás. Observar que os que tem dupla função, geralmente tem sentido de rotação invertido atrás em relação ao uso na frente e vice-versa.

Resumindo a combinação de características favoráveis de um pneu para um determinado terreno certamente o penalizaram para outra em condições diferentes.

Vai valer sempre a conversa com o seu vendedor e uma olhada no catálogo do fabricante do pneu.

Pneu Traffic para MTB e Estrada

Pneu para Mountain Bike da Michelin

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